MULHERES DE VISÃO

Ministério Apóstolo Jose Damasco 21:10

Estamos há poucos dias para se comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Comemoração esta celebrada a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. De entre outros eventos históricos relevantes, lembra-se do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist (Nova Iorque, 1911) em que 140 mulheres perderam a vida.


A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. As protestantes foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia. Estes mesmos atearam fogo no prédio. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.


Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América.


No Brasil, podemos dizer que uma das maiores conquistas ocorreram no dia 24 de fevereiro de 1932. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Enfim, falar sobre a mulher é sempre um tema muito rico, porque ela é rica em todo o seu contexto. Hoje, mais do que nunca, ela tem um papel ativo tanto no lar quanto na sociedade, enquanto profissional. A cada dia, a mulher alcança degraus nunca antes imaginados. Há cinqüenta anos ninguém imaginaria uma mulher como deputada, juíza ou primeira-ministra. Encontramos mulheres nos volantes de ônibus e de táxi; como executivas e empresárias bem-sucedidas. A mulher está conquistando o seu espaço! Mas em meio a tantas conquistas e desafios corremos o risco de perder a visão! Visão esta especifica dada por Deus à mulher.


Conforme a Bíblia:

1º Uma mulher de visão não é dirigida por laços familiares.

Ex. Rute  (1:16,17)


2º Uma mulher de visão não é limitada por sua dificuldade física.

(Ana - I Samuel 01, Mulher fluxo de sangue – Marcos 5: 24 a 34).


3º Uma mulher de visão tem sensibilidade para ver o seu papel na história

(A Sunamita e o profeta – II Reis 4: 8 a 11. A mulher pecadora Lucas 7:36 a 50. Raabe – Josué 2. Ester. A serva de Naamã II Reis 5: 1 a 3).


4º Uma mulher de visão gera solução em meio às batalhas.

(Débora e Baraque – Juizes 4: 4 a 9).


5º Uma mulher de visão prioriza os filhos.

(Salomão julga a causa de duas mulheres - I Reis 3: 16 a 28. A Sunamita e Elizeu – II Reis 4:18 a 30.)


6º Uma mulher de visão se compromete com o futuro, tem discernimento, tem visão de Águia.

(Abigail – I Samuel 25: 2 a 38)

 
Concluindo:

Quero orar por você! Por você mulher que decidiu ser uma mulher de visão. Uma mulher cuja visão não é dirigida pelos laços familiares, cuja visão não é limitada por dificuldades físicas. Mas uma mulher cuja visão traz sensibilidade para ver o seu papel na historia, mulher cuja visão gera solução em meio aos problemas, mulher cuja visão prioriza os filhos e se compromete com o futuro, tendo discernimento e visão de águia.

Pra Izabel Venâncio Bento



PRÓXIMO EVENTO